close

XP foca em equidade de gênero e amplia quadro de líderes mulheres em 140% 

Atualmente, a empresa tem 33,4% de colaboradoras mulheres e aumentou a liderança feminina em 140% em 2021, confirmando sua meta de equidade de gênero total até 2050

por Redação março 25, 2022
  • Impacto positivo e legados sustentáveis Mais informações
    Impacto positivo e legados sustentáveis
  • Liderança Mais informações
    Liderança
  • Estratégia e governança Mais informações
    Estratégia e governança

A plataforma de investimentos XP Inc tem a meta de que metade dos colaboradores sejam mulheres até 2050. Para isso, tem avançado em algumas frentes, e a mais recente aponta para duas métricas obtidas no ano passado: a liderança feminina cresceu 120% e o número de mulheres contratadas em todos os cargos aumentou em 40%. Os dados da companhia mostram que 33,46% do quadro atual de colaboradores é formado por mulheres (dezembro de 2021) e esses números representam um salto em relação aos 22% de julho de 2020, quando a empresa assumiu o compromisso de equidade de gênero. 

“Entendemos que, para atingir a meta traçada, é preciso viabilizar medidas práticas, como estimular as discussões de iniciativas via nosso coletivo feminino MLHR3, que envolve a participação de colaboradoras de diversas idades, diferentes perfis e momentos de carreira, assim como treinamento para lideranças, mentoria de carreira para mulheres, entre outras ações”, avaliou Marta Pinheiro, diretora de Cultura e ESG da XP Inc durante entrevista ao jornal Diário do Comércio.

Equidade de gênero nos KPIs da XP

Entre as iniciativas da XP Inc em prol do compromisso de equidade de gênero estão o acompanhamento constante de KPIs de promoções e remuneração entre os gêneros; lançamento de vagas exclusivas para mulheres e treinamentos, mentorias e parcerias, caso do Reprograma, que é uma iniciativa de formação de mulheres para trabalhar com programação.

Além do foco em desenvolvimento e carreira, a empresa também revisitou benefícios e oferece licença maternidade e paternidade estendida e auxílio creche, que contempla reembolso escolar e de profissionais que cuidam de crianças para mulheres e homens, por exemplo. 

Já o anywhere office, programa que permite aos colaboradores trabalharem de onde quiser, impulsionou a contratação de talentos em todo o Brasil e estimulou o número de mulheres mães. Antes do programa, apenas 15% das profissionais da XP Inc eram mães. Agora elas são mais de 26% do quadro feminino.