close

Think Tank Imagine Brasil é lançado internacionalmente em NY

Iniciativa da Fundação Dom Cabral tem a primeira edição internacional, e o Imagine Brasil NY recebeu elogios e sugestões de avanço

por Redação maio 25, 2022
  • Estratégia e governança Mais informações
    Estratégia e governança
  • Educação e aprendizagem Mais informações
    Educação e aprendizagem
  • Gestão pública Mais informações
    Gestão pública
  • Impacto positivo e legados sustentáveis Mais informações
    Impacto positivo e legados sustentáveis

O Imagine Brasil, think tank brasileiro criado para inspirar e mobilizar o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e próspera, acaba de ser internacionalizado. Criado pela Fundação Dom Cabral (FDC), o Imagine Brasil reuniu professores da fundação, empresários brasileiros e norte-americanos e outros convidados no último dia 9 de maio em Nova York. O encontro serviu para apresentar e discutir questões sobre o Brasil que têm impacto internacional a partir dos quatro eixos do modelo referencial: crescimento econômico e produtividade; inclusão social e econômica; meio ambiente e prosperidade; políticas públicas e governança colaborativa.

Segundo Viviane Barreto, diretora de Relações Internacionais da FDC, o evento recebeu convidados com perfis diversos, mas que puderam compartilhar experiências pessoais e de seus países, apoiar, assessorar, financiar e até dar visibilidade para o Imagine Brasil internacionalmente.

Já Virgílio Viana, professor da FDC, também participante do encontro, destacou a questão ambiental. “Uma parte da opinião internacional acredita que o Brasil é favorável ao desmatamento. Mostramos aos participantes que é exatamente o contrário, pois a população não pensa assim. Temos pesquisas que apontam que em Manaus, 75% das pessoas acham que não é preciso desmatar para crescer e 92% acreditam que o desmatamento faz mal à saúde”, detalhou.

Imagine Brasil em NY recebeu elogios e sugestões

Entre os convidados internacionais, o encontro reuniu Soumitra Dutta, acadêmico indiano e professor da Cornell University e co-editor do Índice Global de Inovação. Dutta destacou o aumento de produtividade no setor de serviços como um desafio global e ressaltou que a digitalização é fundamental no processo.

O especialista também elogiou a ação das empresas brasileiras em impulsionar a inovação, inclusive trabalhando com o governo e tentando influenciar na política.

Já Melanie Katzman, fundadora da Katzman Consulting e sócia da Leaders’ Quest, parabenizou a iniciativa e levantou questões de como reunir e conectar pessoas de forma efetiva e talvez na criação de uma marca, como acontece na iniciativa de palestras TEDx. Katzman, membro do Conselho Consultivo Internacional da FDC, é uma especialista de destaque em questões de liderança.

Os patrocinadores do evento também ressaltaram a iniciativa internacional. Para Thiago Alonso, CEO da JHSF, dona do espaço Fasano em Nova York, sede do encontro, “receber discussões como essa em nosso empreendimento reforça o compromisso da nossa marca com o desenvolvimento do Brasil e com iniciativas que promovam reflexões econômicas e sociais”.

Fabio Amorosino, CEO do Conglomerado Financeiro Alfa, destacou que os quatro eixos centrais da iniciativa Imagine Brasil estão em linha com os pontos que o Alfa acredita serem fundamentais para o crescimento e o desenvolvimento sustentável do país. “Por isso, estamos extremamente felizes em ter colaborado para a realização deste encontro que, sem dúvida, contribuirá para a estruturação de propostas em diferentes frentes”, explicou.  

A iniciativa Imagine Brasil foi criada diante do atual contexto brasileiro, caracterizado pela estagnação econômica, desigualdades sociais, devastação do meio ambiente, crise política e deterioração da imagem internacional do país.

Lançada em 2021, ele já reuniu representantes de diferentes segmentos da sociedade, que participaram de mais de oito encontros, como lideranças indígenas, educadores, ambientalistas, jornalistas, líderes sociais, empresários, economistas, esportistas e profissionais da defesa.