close

Profissões ligadas a dados são melhor remuneradas, aponta pesquisa

Levantamento da Robert Half mapeia as 18 profissões ligadas a dados mais promissoras atualmente

profissoes ligadas a dados
por Redação dezembro 15, 2021
  • Educação e aprendizagem Mais informações
    Educação e aprendizagem
  • Inovação e transformação digital Mais informações
    Inovação e transformação digital

A edição do Guia Salarial 2021, da consultoria Robert Half, mostra uma tendência de alta na contratação e nos salários de profissionais ligados ao mundo de dados. O guia aponta que as áreas de Tecnologia, Mercado Financeiro, Seguros, Engenharia, Vendas e Marketing, Recursos Humanos e Jurídico são os mais potenciais para quem procura um emprego atrativo. De forma geral, a pandemia levou à evolução do trabalho remoto e à tendência de se adotar um modelo híbrido de trabalho, o que vem impulsionando a digitalização. E a transformação digital beneficia quem trabalha direta ou indiretamente com dados, o que abarca desde os especialistas nativos em software até os profissionais de marketing digital que usam os recursos para ampliar negócios.

De engenharia ao meio jurídico, profissões ligadas a dados são tendência

Um exemplo é a lista das 18 profissões do futuro elencadas pela Robert Half. Na área de tecnologia, quatro se destacam: arquiteto de segurança, detetives de dados, engenheiro de inteligência artificial e especialistas em transformação digital. 

A pegada de conhecimento de dados acontece também no mercado financeiro, com duas profissões em alta – DPO (Data Protection Officer) e o analista de compliance LGPD. No setor de seguros acontece o mesmo, com as duas profissões mais cotadas sendo o Chief Digital Officer e o analista/especialista de produtos digitais.

Na engenharia, a lista é puxada pelos pilotos de drones, mas também há destaque para o engenheiro de georreferenciamento, o engenheiro de dados e o engenheiro(a) de inovação.

Para quem acha que a presença de especialistas em dados acontece somente em áreas mais técnicas, a lista de Vendas e Marketing mostra o contrário. As duas profissões do futuro associadas ao segmento incluem o profissional de BI (Business Intelligence)/CRM e o de marketing digital. 

Mesmo no setor Jurídico há demanda, com a procura pelo especialista de dados jurídicos (BI). Independente do setor, o Guia mostra ainda que o ano de 2021 tem sido de recuperação e reconstrução, com várias tendências positivas.

De acordo com a consultoria, entre os fatos positivos estão o aumento da confiança dos executivos brasileiros, sendo que a expansão das oportunidades de negócios e adoção de novas tecnologias seguem entre as razões que influenciam esse aumento. 

Outro fato é a reinvenção do trabalho: “desde o início da pandemia, 80% das posições mapeadas pela Robert Half eram 75% ou 100% remotas. Em 2019, apenas 5% tinham essa característica (exceções para as vagas em serviços considerados essenciais)”, revela a empresa.