close

Pesquisa aponta importância da liderança feminina

Estratégias devem não apenas desenvolver líderes do futuro, mas também ampliar a quantidade de liderança feminina

por Redação maio 3, 2022

Apesar dos investimentos corporativos no assunto, 77% das mulheres acreditam que não têm o devido reconhecimento quando o tema é indicação para cargos de liderança. E mais: quatro, em cada dez delas, enfatizam a falta de modelos femininos no trabalho. Enquanto as mulheres nos níveis inferiores estão menos convencidas disso, a percepção permanece forte em todos os níveis da hierarquia.

É o que pontua uma pesquisa da consultoria em recrutamento Robert Walters, segundo a qual, a maioria das entrevistadas acredita que a principal causa de disparidade de gênero na liderança é a preferência dos gerentes sêniores em promover homens sobre mulheres. O remédio? Investir na criação de estratégias que não apenas desenvolvam líderes do futuro, mas também melhorem a diversidade de gênero na liderança.

Liderança feminina e gestão de talentos

Para os especialistas da Robert Walters, essa é uma oportunidade turbinada pelas iniciativas de gestão de talentos que se concentram cada vez mais na compreensão do indivíduo. As outras causas apontadas são: a dificuldade de retornar ao trabalho após ter um filho; pressões familiares ou compromissos extras; e cultura corporativa que não incentiva a diversidade.

A pesquisa traduziu o que as mulheres esperam, a começar por um caminho claro de desenvolvimento profissional para liderança feminina. Além do plano de carreira transparente, elas também avaliam que o treinamento modular e personalizado em todos os níveis profissionais deve ser priorizado. Essa iniciativa foi apontada por 89% das entrevistadas.

“Quando foram instadas a responder qual seria o fator mais importante para ajudá-las a ter sucesso, 35% mencionaram que ter um mentor, uma quarta parte mencionou que programas de treinamento personalizados seriam mais benéficos para alcançar seus objetivos profissionais”, explica a consultoria.

Para abordar esse assunto, a Robert Walters lançou a série de podcast Mulheres na Liderança, onde mulheres em posições de liderança em grandes empresas são entrevistadas e compartilham suas trajetórias, dando conselhos para jovens mulheres que estão iniciando suas jornadas no mundo corporativo.