close

Iniciativa da Fundação Dom Cabral repensa o Brasil atual

Imagine Brasil reúne FDC e especialistas de várias áreas para repensar o país que queremos no futuro

imagine brasil
por Redação dezembro 16, 2021
  • Gestão pública Mais informações
    Gestão pública
  • Impacto positivo e legados sustentáveis Mais informações
    Impacto positivo e legados sustentáveis

O cenário complicado do Brasil em 2020 levou a Fundação Dom Cabral (FDC) a propor uma série de encontros para pensar saídas ao cenário complicado do país, acentuado com a pandemia do novo coronavírus. Trata-se da iniciativa Imagine Brasil, que vem reunindo especialistas de várias áreas em encontros com temáticas específicas. A iniciativa foi a forma que a FDC pensou para endereçar os desafios atuais, que incluem a pandemia, estagnação econômica, desigualdade social e econômica, destruição ambiental e crise política.

A ideia partiu do Conselho Curador da fundação e tem como foco usar a experiência e reputação da instituição para atingir dois objetivos. O primeiro é buscar convergências para caracterizar uma aspiração para o Brasil do Futuro, contemplando visões plurais sobre as diferentes dimensões do país. O segundo é aprofundar o conhecimento nos temas relevantes para a formulação de um modelo de desenvolvimento sustentado, sustentável e inclusivo, e também para a execução de ações concretas com os mesmos objetivos. O modo de fazer isso? Debates e pesquisas. 

Imagine Brasil já realizou vários encontros

Um dos pontos destacados pela FDC com a iniciativa é ressignificar a independência do país, a partir da constatação de que somos uma nação de “muito potencial e de muitas oportunidades, podendo fazer grande diferença no mundo”, como destacou a Fundação no documento oficial do Imagine Brasil. A lista para caracterizar o Brasil dessa forma e iniciar várias discussões inclui desde o fato de sermos um dos principais exportadores de grãos, com produtividade bastante competitiva no mercado internacional, até a presença de uma indústria diversificada, passando pelo potencial ambiental para compatibilizar a descarbonização com crescimento econômico.  

Na prática, o Imagine Brasil já realizou três encontros. O primeiro deles aconteceu em 27 de setembro deste ano, com foco em Educação. Os convidados para a iniciativa de abertura compartilharam suas expectativas e aspirações para a educação no Brasil em 2030. 

A Defesa e Segurança pautou o segundo encontro, realizado em 07 de outubro, com os participantes sendo instigados a falarem de suas perspectivas para o país daqui a nove anos. A iniciativa reuniu civis e militares na troca de ideias. 

O diálogo sobre a Agenda Ambiental aconteceu no dia 14 de outubro e foi marcado pela discussão sobre como melhorar a imagem internacional do país nessa área e, principalmente, como endereçar a questão ambiental do Brasil para os próprios brasileiros.