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Feitas para durar: a fórmula de crescimento das médias empresas brasileiras 

Pesquisa da Fundação Dom Cabral aponta fatores e estratégias de médias empresas de alto crescimento

crescimento médias empresas
por Redação agosto 5, 2022

As médias empresas brasileiras de alto crescimento são diferentes entre si, mas têm alguns pontos em comum: são mais agressivas e têm uma melhor estruturação de suas atividades internas, além de focar em estratégias de alto valor agregado, ou seja, mercados de nicho, personalização, foco em altas margens e inovação. E elas também são mais resilientes às barreiras tradicionais como as altas cargas tributárias, indisponibilidade de crédito e custo de capital, entre outros. 

Esse perfil foi desenhado pela Fundação Dom Cabral (FDC) a partir de uma pesquisa com mais de 1 mil empresas, entre maio e junho de 2022. Desse total, foram selecionadas 779, as quais atendiam os critérios de média empresa: ter entre 50 e 499 funcionários ou um faturamento anual entre R$ 4,8 milhões e R$ 300 milhões. Os respondentes foram os principais executivos ou sócio-fundadores das empresas. Intitulada Trajetórias de alto crescimento das médias empresas brasileiras, a pesquisa envolveu cinco professores da FDC: Diego Marconatto, Plínio Monteiro, Áurea Ribeiro, Luciana Damázio e Douglas Wegner. 

Maior percentual de lucro reinvestido 

Eles mostraram – a partir das respostas – que as médias empresas de alto crescimento apresentam um perfil mais otimista em relação a seu futuro, mas ao mesmo tempo entendem que sofrem maior nível de competição e que estão em um ambiente de maior transformação tecnológica do que outras firmas.

O levantamento também mostrou que as médias empresas de alto crescimento tiveram dois comportamentos comuns entre 2016 e 2021 (universo de tempo analisado em parte da pesquisa). Primeiro, elas apresentam maior percentual de lucros reinvestidos no crescimento e na melhoria do negócio nos últimos três anos. Além disso, elas igualmente tendem a utilizar a estratégia de “diversificação geográfica” como um ponto comum.

Baixe o report completo produzido a partir da pesquisa neste link.