close

Especialistas apontam para maior procura por Executive MBA

Financial Times mostra crescimento dos programas de Executive MBA também nos cursos online, programa da FDC é destaque

executive mba
por Redação janeiro 24, 2022
  • Educação e aprendizagem Mais informações
    Educação e aprendizagem
  • Liderança Mais informações
    Liderança

No final de 2020, o Financial Times apontou um aumento na procura por MBAs depois de quatro anos, com base na pesquisa do Graduate Management Admission Council (GMAC). Os dados indicaram que o número de novos estudantes tinha crescido em dois terços, dos 1.085 programas de graduação pesquisados. 

De acordo com Rahul Choudaha, diretor da GMAC, “quando a economia está incerta, as pessoas valorizam muito mais a pós-graduação em administração”. A avaliação do especialista mostra que isso é verdade, mesmo em tempos de pandemia, inclusive com aumento na procura por MBAs online.

A maior demanda pelos programas de Executive MBA, no entanto, precisa ser vista de forma crítica. Ainda que no Brasil muitos cursos de especialização adotem essa nomenclatura, autointitulando-se um MBA, a proposta de um Master Business Administration é muito mais profunda. 

Executive MBA envolve conhecimentos amplos em gestão

Não se trata de um curso de especialização em um único tema, mas de um programa de gestão geral, que traz uma visão global das organizações e do ambiente de negócios, além de oferecer uma capacitação sólida a partir de conceitos contemporâneos de gestão. Na hora de escolher um MBA, portanto, é preciso checar se a escola de negócios tem reconhecimento internacional e acreditação de entidades como a AMBA – The Association of MBA ou o EQUIS, da The European Foundation for Management Development.

conhecimento gestao

Essa checagem inicial ganha mais importância pelo fato de a formação teórica não ser mais suficiente para os executivos, principalmente no momento de transformação causado pela pandemia. O foco em resultado é fundamental, mas, isoladamente, não é o que diferencia um profissional: é preciso desenvolver um olhar voltado também para a sociedade e para a capacidade de alinhar o propósito a uma visão de longo prazo, sem deixar de lado as entregas imediatas. A premissa é de que um Executive MBA prepare seus participantes para liderar a construção de um futuro em que a performance e os resultados tenham valor, e que o progresso da sociedade e do seu entorno assumam igual importância.

Esse conceito ultrapassa conteúdos abstratos sobre ética e sustentabilidade. É preciso trazer os desafios que estão no topo da agenda das organizações para a mesa, desenvolvendo uma visão mais ampla e provocando novos insights que possam ser aplicados na prática. Outra característica importante é a oportunidade que o Executive MBA traz para que executivos que, muitas vezes, dominam profundamente determinadas áreas, possam complementar seu repertório em outras frentes, acelerando sua curva de maturidade e seu autoconhecimento.

Na Fundação Dom Cabral, o Executive MBA foi desenhado sobre quatro eixos: sociedade, ambiente de negócios global, organização e indivíduo, e combina conteúdos de gestão geral como Finanças, Estratégia, Marketing, Economia a novas competências.