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Crescimento da economia digital esbarra em qualidade de talentos

Crescimento da economia digital esbarra no nível de qualidade dos talentos segundo pesquisa da BCG

economia digital © - Shutterstock
por Redação dezembro 9, 2021
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O nível de qualidade dos talentos tem impedido o crescimento da economia digital, segundo especialistas da Boston Consulting Group (BCG) que participaram do evento Digital Innovation Day, realizado no final de setembro pelo site especializado TI Inside. Segundo a publicação, a pesquisa do BCG teria ouvido 1.775 gestores e executivos do setor de TIC. Baseando-se no levantamento, o vice-presidente de Assuntos Públicos da Huawei destacou que “a extensão e a qualidade dos talentos digitais de um país parecem ser os fatores-chave para potencializar o crescimento do seu ecossistema de inovação”. Ele também agregou a importância de um governo proativo e de um setor privado eficaz para superar o problema.

Ainda de acordo com a TI Inside, a economia digital vem crescendo mais rápido do que a economia tradicional. “A pandemia da Covid-19 acelerou muito essa transição para o digital. Para muitas PMEs têm sido ‘adotar o digital ou falir’”, sentencia a publicação. O site destaca ainda as estruturas como banda larga fixa, banda larga móvel e computação em nuvem como cruciais para o desempenho econômico. E deu indicações sobre a influência de várias tecnologias de digitalização: “até 2030, espera-se que o 5G contribua com entre 2 e 5% do PIB global, a IA com cerca de 15%, enquanto a IoT entre 12% e 15%. Já o blockchain contribuirá com cerca de 4%”, destacou a reportagem.

União Europeia, a China e a Coreia do Sul engajadas na economia digital

O papel da digitalização como ferramenta de recuperação econômica pós-pandemia foi outro destaque do evento promovido pela TI Inside. Segundo a publicação, a União Europeia, a China e a Coreia do Sul planejam fornecer apoio fiscal substancial ao investimento em infraestrutura digital e novos setores econômicos, como a economia algorítmica, a nova energia e a saúde digital. Também seria o caso de países como África do Sul, Brasil e Tailândia, os quais “colocaram em prática políticas e regulamentos de apoio durante a pandemia para facilitar a conectividade digital com aqueles que mais precisavam durante a pandemia”.

A BCG também avalia que somente três em cada dez empresas conseguem fazer uma transformação digital eficiente e o maior erro “está em sair comprando novas tecnologias, sem saber como serão usadas e de que maneira podem gerar valor para o negócio”, como aponta a matéria da revista Época Negócios. A reportagem destaca que 44% das empresas ouvidas até conseguem criar algum valor, mas por pouco tempo. E 26% dos entrevistados avaliaram que a digitalização “não ajudou a empresa em praticamente nada”. 




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