close

Anitta é um caso de sucesso internacional, e não só na música

O escritor e empreendedor Marc Tawil explica porque Anitta é um sucesso mundial e uma grande gestora de sua própria carreira

anitta
por Redação abril 4, 2022
  • Liderança Mais informações
    Liderança
  • Estratégia e governança Mais informações
    Estratégia e governança

Poucos conhecem Larissa de Macedo Machado, mas muitos com certeza sabem quem é Anitta, a artista brasileira de maior expressão internacional atualmente. Com 29 anos recém completados em março último, a cantora deixou o subúrbio do Rio de Janeiro para a cena internacional, colecionando recordes, como o de 100 milhões de seguidores em redes sociais, dos quais 60 milhões somente no Instagram. Seu mais novo hit – Envolver – chegou ao número 1 no Spotify mundialmente, mas ela tem outras presenças marcantes em termos de negócios: integra o conselho de administração do Nubank e é líder de Criatividade e Inovação na Ambev.

O sucesso de Anitta pode ser diretamente creditado a ela, uma vez que a cantora administra sua carreira desde 2014, quando rompeu com a empresária. Nesse tempo, ela investiu em idiomas – com fluência em inglês e espanhol – e em viagens e turnês internacionais. 

Para explicar a trajetória de sucesso, o empreendedor e palestrante Marc Tawil, autor de livros como o Seja Sua Própria Marca, destacou dez características da artista. A primeira delas é o foco e disciplina acima da média. 

Anitta e um império de meio bilhão de reais

Anitta construiu o seu império avaliado em mais de meio bilhão de reais pouco a pouco, a partir do subúrbio de Honório Gurgel, no Rio. E fez isso tendo uma comunidade própria (segundo ponto a favor) e assumindo a gestão de seus negócios, incluindo a ascendente carreira internacional, após pagar uma multa milionária a sua ex-empresária.

As colaborações de peso com outros artistas (collabs) e a visão de negócios também estão entre os pilares da carreira de Anitta. Nesse último caso, podemos elencar o seu papel como conselheira, líder de inovação, curadora de coleção de moda, etc. No fim das contas, a fortuna pessoal dela é calculada em R$ 530 milhões, segundo a Forbes mexicana. A internacionalização – um caso de sucesso à parte – é mais uma característica da artista. O diferencial está nas inúmeras parcerias com artistas latinos, até a presença em programas icônicos da TV americana, caso de Jimmy Fallon em 2022. Anitta também tem forte presença digital – como provam suas redes sociais.

A cantora ampliou seu público investindo em vários canais, desde o documentário na Netflix a filmes com o falecido Paulo Gustavo. Ela participou ainda do desenho animado no canal Gloob. O resultado seria o que se chama de explosão do brand awareness (reconhecimento de marca) e duas outras características explicam o mito Anitta: manter a política em pauta, inclusive no enfrentamento de outro suposto mito, e o pulso das tendências, testando e retestando várias coisas, de roupas a estilos musicais.